Barra de Pesquisa

quinta-feira, 2 de março de 2023

Arte surrealista:

Arte surrealista: 
conheça a história, obras, características e principais artistas
A arte surrealista foi um marco e tanto na história da arte.
 Antes dela, tudo era muito concreto e definido. 
A arte surrealista trouxe o fantástico para as obras de arte, não exigindo mais limites, coerência ou definições.
 A ordem era deixar as emoções aflorarem.
 O resultado são quadros belíssimos que desafiam nossa inteligência e nos fazem refletir sobre a realidade e a humanidade.
 Obras da arte surrealista podem deixar sua casa surpreendente!

Saiba tudo sobre a arte surrealista!
As obras de arte, incluindo a arte surrealista, inspiram não só grandes artistas, mas também boas decorações. Isso porque arte e decoração sempre andaram juntas, com uma eterna interferência da primeira sobre a segunda. A arte surrealista é uma das que mais inspiram a decoração, mas não é a única. Para conhecer outras, confira os artigos da Westwing. Afinal, nosso compromisso é ajudá-la a deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante.
Compre agora com até 70% off:

O que é arte surrealista?
A arte surrealista faz parte do surrealismo. O surrealismo foi um famoso movimento artístico que nasceu na Europa. Seu marco inicial foi o Manifesto Surrealista escrito por André Breton e publicado em 1924.

Nele, assim como em todo o movimento surrealista, a ordem era criticar a racionalidade burguesa e lutar por um lugar em favor do maravilhoso e do fantástico. Tanto é que os surrealistas criaram uma realidade superior, chamada “maravilhosa”, acima até mesmo àquela imposta pela sociedade burguesa.


Escultura Nobreza do Tempo, de Salvador Dalí, na capital de Andorra.

Com esse objetivo surgiram muitos artistas que criaram obras de arte fantásticas e instigantes. E o movimento não se limitou apenas à arte. Ele também era vista em esculturas, teatro, cinema, literatura e filosofia.
Como é feita a arte surrealista: técnicas utilizadas

A arte surrealista é feita com técnicas diferenciadas. Uma das técnicas mais populares é a pintura automática. Isso seria uma transcrição imediata do inconsciente direto para a tela, tentando driblar o controle da consciência do artista que poderia reprimir sua criatividade.

Com isso a tela se enchia com a liberação de imagens que surgia em sua mente e de seus impulsos criativos. Isso gerou muitas pinturas famosas.


Carnaval do Arlequim, Joan Miró (1925). Fonte: Wahoo Art

Uma outra técnica bastante utilizada na arte surrealista é a colagem. Nela, imagens são reunidas aleatoriamente, sempre totalmente ao acaso. Essa técnica da arte surrealista cria uma justaposição de objetos desconexos e associações que em um primeiro momento parecem completamente impossíveis.

No geral, as técnicas da arte surrealista tinham como objetivo criar imagens com elementos surreais e formas baseadas na fantasia. Para isso eram usados os sonhos e o inconsciente. Dentro da dimensão do imaginário, há uma busca da perfeição no desenho e nas cores. Os artistas surrealistas também brincavam com ilusões óticas.
Principais características do surrealismo

O surgimento do surrealismo aconteceu numa época de pleno desenvolvimento tecnológico, acompanhado pelas incertezas da guerra. O período, conhecido como anos loucos, deu aos artistas a oportunidade de explorar a arte de uma nova maneira.


Sofá Mae West Lips, Salvador Dalí (1936). Fonte: Dali Paintings

A arte surrealista utiliza o subconsciente e sonhos como fonte de inspiração. Entre as principais características do movimento estão:Ausência de lógica;
Valorização da fantasia, inconsciente e loucura;
Criação de uma realidade paralela;
Pensamento livre;
Expressividade espontânea.
Principais artistas surrealistas

A arte surrealista fez surgir muitos artistas famosos que souberam captar a essência desse movimento como ninguém. Um desses artistas, talvez o mais famoso do movimento surrealista, foi o espanhol Salvador Dalí. 
A partir da década de 1930, Dali passa a retratar o fantástico em seus quadros, depois de entrar em contato com artigos de Sigmund Freud.


Salvador Dalí é o principal artista surrealista. Fonte: Wiki Art

Outro artista que também ficou bastante conhecido foi o, também espanhol, Joan Miró, que pintou muitas cenas oníricas e paisagens imaginárias. Tanto seus quadros quanto os de Salvador Dalí podem ser encontrados espalhados por museus e coleções particulares no mundo todo.


Joan Miró usava referências modernistas em seus quadros. Fonte: Wiki Art

Além deles, outros grandes nomes da arte surrealista são:Max Ernst
René Magritte
André Breton
André Masson
Quais são os principais artistas do surrealismo no Brasil?

A arte surrealista também criou raízes no Brasil. Aqui, ela chegou durante o movimento modernista, em 1930. Os principais precursores da arte no país foram Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Ismael Nery. Além deles, outros artistas importantes foram:Os escritores Aníbal Machado e Mário Pedrosa;
o poeta Murilo Mendes;
a escultora Maria Martins.
Quem é o principal precursor do surrealismo no Brasil?

O principal precursor da arte surrealista no Brasil foi Tarsila do Amaral. Tanto que sua obra, “O Abaporu”, é uma das mais conhecidas e importantes do movimento aqui no país. Ela conseguiu capturar a essência da brasilidade por meio de diversos elementos.


“O Abaporu” é um clássico da arte surrealista brasileira.
Exemplos de obras surrealistas

Para visualizar o surrealismo na prática, confira algumas das principais obras e seus respectivos autores:

Cisnes Refletindo Elefantes, Salvador Dalí (1937). Fonte: Dalí Paintings


Oedipus Rex, Max Ernst (1922). Fonte: Max Ernst


Terra Lavrada, Joan Miró (1923). Fonte: Wiki Art



O Filho do Homem, Rene Magritte (1964). Fonte: Wikiart



A Metamorfose dos Amantes, André Masson (1938). Fonte: Wiki Art

Agora que você já sabe tudo sobre a arte surrealista, continue na Westwing e confira tudo sobre decoração de casa! Mescle o surrealismo com o estilo industrial, boho ou minimalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário